O que é o OP?

O Orçamento Participativo (OP) é um processo democrático participado através do qual os cidadãos de uma comunidade decidem o destino de uma parte dos recursos públicos disponíveis. Este pretende afirmar-se como uma das componentes centrais da estratégia do Município de Tomar no reforço do envolvimento dos cidadãos nas dinâmicas de governação do concelho, promovendo paralelamente uma melhor adequação das políticas municipais às necessidades e aspirações dos munícipes.

O Orçamento participativo existe enquanto instrumento num conjunto significativo de países, tendo a sua origem na América Latina. Em Portugal são já dezenas os municípios que o aplicam, como forma de aproximar eleitos de eleitores.

O Município de Tomar visando cumprir a deliberação da Assembleia Municipal do mandato passado e como forma de aproximar os cidadãos das decisões do município, promovendo a cidadania e a participação, a partir do ano de 2015 aplicou o Orçamento Participativo.

Para o ano de 2017, o Município de Tomar lançou o Orçamento Participativo Jovem, para crianças e jovens dos 12 aos 30 anos.

Com o seu lançamento, o Município pretende contribuir para o exercício de uma participação informada, ativa e responsável dos jovens nos processos de governação local, garantindo a intervenção destes e das organizações da sociedade civil na decisão sobre a afectação dos recursos públicos de responsabilidade local.

Ao ínicio

Município de Tomar
Praça da República
2300-550 Tomar Tel: 249 329 800
Email: presidencia@cm-tomar.pt

wiremaze