Bike templária
A mobilidade urbana é um grande desafio para todas as cidades,
afigurando-se no caso da cidade de Tomar, como uma aposta no
seu desenvolvimento sustentável.
Assim, tal como existe em inúmeras cidades no estrangeiro mas
também já em Portugal, a bicícleta de utilização pública apresentase
como uma forma ecológica, económica e saudável de circular,
não só de casa para o trabalho e vice versa mas também como
forma de promover o turismo. Na verdade, gerar e compartilhar
conhecimento com vista a criar capacidade técnica na promoção da
bicicleta deve ser um compromisso de todos nós.
Tomar, é uma cidade que tem um património histórico, cultural e
paisagístico magnifico, sendo que, de bicícleta pode ser muito
melhor contemplada e percorrida, não só na parte urbana, como
nas freguesias que fazem parte do concelho de Tomar.
Assim, propõe-se a existência de 20 exemplares destas bicicletas
que poderão ser designadas “bike templária” no posto de turismo de
Tomar ou na zona do parque das autocaravanas e ser ulilizadas por
um periodo minimo de uma hora e máximo de 24 horas, atento o
facto de o orçamento a alocar ser apenas de 10,000,00€. No
entanto, de futuro e com uma verba superior, poderia este projeto
ser complementado com a criação de vários pontos de entrega e
recolha destas bicicletas, em número superior, que poderiam ser
levantadas num ponto a implantar da cidade e serem deixados
noutro local diferente, colocado numa qualquer outra zona,
mediante a emissão de um cartão com um chip para o efeito.
Ora, com esta “bike templária” qualquer pessoa, residente ou turista
pode circular por todo o concelho, por um periodo máximo de 24
horas, para se deslocar para o trabalho ou para explorar ao ar livre
cada ponto de interesse, pedalando ao seu ritmo numa cidade onde
pode desfrutar-se das margens do rio, do campo e da cidade.
Acresce que, andar de bicicleta só acarreta beneficios, desde logo a
redução de CO2 e o incremento do estilo de vida saudável.
Os custos da concretização desta proposta consistem na aquisição
das bicicletas, na adaptação de local para a sua colocação e
contratação dos inerentes contratos de seguro .
Pedro Duarte de Almeida Estanqueiro e Cunha de Carvalho
31-01-2018
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