Espaço CoWorking
* Autoria: Juventude Social Democrata de Tomar *
Descrição: Tomar é hoje uma das cidades do Distrito de Santarém mais afetadas pelo desemprego, como também uma das cidades que regista um dos maiores índices de envelhecimento; com todas as consequências sociais e económicas que daí decorrem para as pessoas, para as comunidades e para a própria cidade. É imperativo encontrar novas respostas na cidade para fazer face a estes problemas, já que as respostas existentes se têm revelado insuficientes, sendo fulcral investir na capacidade de inovação das pessoas e comunidades, no sentido de gerar novas ideias, novas respostas sociais e melhor utilização dos recursos, com o objetivo de criar postos de trabalho, contribuindo assim para a redução do índice de desemprego, como possibilitar a fixação de jovens. Com o objetivo de contribuir para a colmatação dos problemas anteriormente enumerados, a JSD de Tomar defende a Criação de um espaço de Co-working.
O conceito de Co-working consiste na partilha de recursos e do mesmo espaço de trabalho, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área.
Publico alvo: Este espaço destina-se a novas profissões e modelos de negócio que permitem a freelancers, Startups, empreendedores ou empresas da região que pretendam trabalhar num espaço dinâmico e com localização privilegiada.
Local de intervenção: O Espaço de Coworking deve ser instalado em espaço propriedade do Município no qual seja somente necessária a criação de condições a nível de mobiliário entre outras condições superficiais para o espaço acima referido. Podendo no nosso entender este espaço ser instalado na Biblioteca Municipal. Porque atualmente possui espaço livre (Antiga sala de computadores), é dinâmico, bem centrado, é um local de conhecimento e partilha de informação, dispõe de estacionamento e auditório.
Em alternativa este espaço poderá ser instalado nas Piscinas Municipais, Pavilhão municipal, Casa dos Cubos, nas instalações inaproveitadas por cima do parque coberto da Zona Histórica (traseiras da CMT), entre outras instalações, propriedade do Município.
Orçamento: 6.381,84€ (IVA incluído)
Coordenação: CMT, NERSANT, ACITOFEBA, IPT
Recomendação: Elaborar documentos que regulamentem os processos de candidatura, os critérios de atribuição do espaço, normas de utilização, contrapartidas, etc. Abertura de separador próprio no site da CMT para “ COWORK Tomar” onde se encontrem todas as informações.
Catarina Ferreira
14-01-2018
Não existem comentários