Início  >  Orçamento Participativo  >  Propostas para Orçamento Participativo 2017  >  7 - Officina (Um Repair Café)

7 - Officina (Um Repair Café)

O que é?
Um Repair Café é um local de encontro onde quem sabe e quem precisa, podem reparar coisas, em conjunto.
Neste lugar será possível encontrar ferramentas e materiais para ajudar a realizar todo o tipo de reparações / arranjos. Roupas, móveis, electrodomésticos, bicicletas, loiças, brinquedos... são alguns dos exemplos do que se pode reparar. Para além dos materiais para as reparações, também será possível encontrar nesse espaço, voluntários com habilidades de reparação em todos estas áreas.
Como funciona?
Os visitantes trazem de casa os seus objectos, e que necessitam de reparação. Juntamente com os voluntários, começam a fazer a reparação no Café Repair. Trata-se de um processo contínuo de aprendizagem, e não de um serviço em que se exige o arranjo (certo) do objecto, ou que se impões um tempo limite.
Visitantes que não tenham nada a reparar podem simplesmente beber uma chávena de chá ou café. Ou podem dar uma mão com trabalho de reparo de outra pessoa. O local também poderá servir para inspiração, aproveitando uma mesa de leitura. Por exemplo, folheando livros de reparações e de manuais "Faça você mesmo!" 

Porquê um Repair Café?
Deitamos fora grandes quantidades de objectos.. Mesmo coisas ainda num estado perfeito de utilização, e que poderiam obter um novo sopro de vida depois de um reparo simples. O problema é que muitas pessoas se esqueceram de que podem reparar as próprias coisas ou então, não sabem como fazê-lo. Saber como fazer reparos constitui-se num conjunto de habilidades que as novas gerações perderam (ou estão a perder). A Sociedade continua a não mostrar o devido apreço pelas pessoas que ainda têm conhecimentos práticos, muito úteis e válidos para o nosso dia-a-dia, e contra a sua vontade muitas vezes são deixados à margem. As suas experiências não encontram oportunidade para serem usadas e partilhadas.
O Repair Café muda tudo isto! As pessoas que de outra forma poderiam ser marginalizadas têm uma abertura da comunidade para se envolverem na mesma. Conhecimento prático valioso é transmitido. Quem aprende, ganha competências para a vida e torna-se mais resiliente. Os objectos têm a oportunidade para serem usados por mais tempo e não têm que ser deitados fora. O que reduz o volume de matérias-primas e de energia necessários para fazer novos produtos. O que, consequentemente, reduz as emissões de Dióxido de Carbono (gás poluente), por exemplo, porque se há menor necessidade de fabricar novos produtos (porque não há um consumo tão elevado), por haver reciclagem dos antigos, o Dióxido de Carbono lançado para a atmosfera será menor. 

O Repair Café ensina as pessoas a ver os seus bens sob uma nova luz. E, mais uma vez, para apreciar o seu valor. O Repair Café ajuda a mudar a mentalidade das pessoas. Isto é essencial para acender o entusiasmo das pessoas para uma sociedade sustentável, e sustentada.
Um Repair Café traz também para muitos (sobretudo pessoas economicamente desfavorecidas - somos muitos neste momento!), a possibilidade de terem (ou continuarem a ter) acesso aos bens que utilizam no seu dia a dia. Trata-se, portanto, de permitir manter, a um conjunto de pessoas, alguma qualidade de vida.

Mas acima de tudo, um Café Repair quer mostrar o quão divertido pode ser reparar coisas, e quão fácil o pode ser. Por que não dar uma oportunidade a esta ideia?
PS: A considerar que o Repair Café é uma iniciativa já instituída em muitos países do mundo, e largamente dinamizada (mesmo em Portugal). Esta seria mais uma porta para abrir Tomar ao mundo, e permitir o mundo entrar.
Ana Margarida Martins Mendes
25-10-2016

Fotografias Antes

  • Ex. Repair Café 1
  • Ex. Repair Café 2
  • Ex. Repair Café 5
  • Ex. Repair Café 6
  • Ex. Repair Café 7
  • Ex. Repair Café 8
  • Ex. Repair Café 10
  • Ex. Repair Café 12
  • Ex. Repair Café 14
  • Ex. Repair Café 3

Não existem comentários
Ao ínicio

Município de Tomar
Praça da República
2300-550 Tomar Tel: 249 329 800
Email: presidencia@cm-tomar.pt

wiremaze